quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ABELHÃO
Bombus hypnorum
Exemplar fotografado a 02-02-2011 em Tramagal

Mamangaba (Brasil), abelhão, zangão ou abugão (Portugal), besouro-mangangá, marimbondo-manganga, ou ainda vespa-de-rodeio é uma designação comum dada às abelhas do gênero Bombus, de ampla distribuição no Brasil e em Portugal. Possuem abdomem largo e piloso, geralmente de coloração negra e amarela. Medem por volta de 3 cm de comprimento.

Essas abelhas podem ser solitárias ou, em certas épocas do ano, sociais. Quando sociais, vivem em colmeias de dez a duzentos indivíduos. Emitem um zumbido alto ao voar. Elas têm grande importância na polinização de muitas plantas. Uma mamangaba raramente pica, a não ser que seja provocada; caso ocorra, a sua picada é muito dolorosa. Ao contrário das abelhas, uma mamangaba pode picar várias vezes.
As mamangabas, geralmente, fazem ninhos forrados com pedaços de palha em troncos ocos de árvores ou no solo, preferencialmente em barracas, podendo também fazer ninhos debaixo do piso de casas ou nos jardins. Esse pode ser um problema pois, pela sua importância na polinização de varias plantas, é proibida a sua utilização, perseguição, destruição, caça ou apanha.
A mamangaba produz mel em pouca quantidade e armazena-o dentro de bolsas de cera e não em favos.


1 comentário:

  1. Acho o conteúdo deste blog interessante. Valoriza o conhecimento da natureza que envolve a vila tramagalense. Por esse motivo gostaria de preguntar se posso contribuir com algumas fotos minhas?

    ResponderEliminar