terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GARÇA REAL OU CINZENTA
Ardea cinerea
Espécie Protegida
 
O que eu tive de fazer para fotografar uma garça real a esta distância!!!
Rio Tejo 23 de Novembro de 2010 (do lado do Tramagal, defronte a Rio de Moinhos). Não é fácil...
Tão camuflado estáva que mais parecia um "snipper"...
Mas valeu a pena!
Exemplar fotografado a 24-12-2010 em Tramagal

Biometria:

Comprimento: 90 a 98 cm

Envergadura: 175 a 195 cm

Peso: 600 a 1200 g

Longevidade: 25 anos

Distribuição:

Espécie selvagem presente em Portugal.

Ocorrência:

Residente, migradora, estival.

Identificação: É uma ave de grande dimensão, robusta e majestosa. A sua coloração é predominantemente acinzentada, com as partes inferiores branco acinzentadas. Bico direito e forte, de coloração amarela acinzentada, patas amarelas ou cinzentas. A face superior das asas é cinzenta com régimes e coberturas pretas.
Voz: O chamamento, geralmente emitido ao anoitecer, é um crocito ruidoso e áspero.
Habitat: A Graça-real frequenta uma grande variedade de habitats, abundantes em recursos hídricos e peixe. Podemos encontrá-la nas margens de rios e lagoas, na costa marítima ou em florestas, perto de cursos de água.
Comportamentos: Caminha lentamente nas águas pouco profundas. Quando vê o seu alvo, permanece completamente imóvel, até desferir o golpe fatal. Vive geralmente em colónias, podendo também ser encontrada isoladamente.
Voo: Pescoço retraído, asas muito arqueadas com batimentos lentos e irregulares. Voa muitas vezes a grande altitude.
Nidificação: Constrói um ninho de grandes dimensões feito de ramos no topo de grandes árvores. Como nidifica em colónias, é comum, numa mesma árvore, encontrar vários ninhos. A postura é realizada entre Fevereiro e Maio ou em Junho, quando faz uma segunda postura, o que raramente acontece. A postura é constituída de 4 ou 5 ovos. A incubação, que dura cerca de 26 dias, tal como a alimentação das agressivas e barulhentas crias, é feita por ambos os progenitores. As crias abandonam o ninho com 7 semanas, embora continuem a cargo dos seus progenitores mais 2 ou 3 semanas.
Dieta: A sua alimentação é composta por pequenos peixes (10 a 20 cm), insectos, crustáceos, insectos, répteis e muitas vezes, pequenos mamíferos.

Sem comentários:

Enviar um comentário