terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Águia-calçada
Hieraaetus pennatus
Espécie protegida
Exemplar fotografado em 02-01-2011 no Paúl do Boquilobo.

O facto mais curioso acerca da águia-calçada é a existência de duas fases – uma clara e outra escura. Esta pequena águia nidifica em árvores e raramente pousa à vista, sendo mais fácil de observar em voo.
Identificação:
É uma ave de rapina de médias dimensões, que se caracteriza pela sua cauda quadrada e pelas patas emplumadas. Os indivíduos de fase clara são fáceis de identificar: a plumagem é preta e branca, conferindo um forte contraste nas partes inferiores, o que torna estas aves distinguíveis à distância. Já no caso das aves de fase escura, totalmente castanhas, as probabilidades de confusão são maiores, nomeadamente com o milhafre-preto (que se distingue pela cauda bifurcada) ou com as fêmeas de tartaranhão-ruivo-dos-pauis que têm geralmente a cabeça bege). Neste caso, as águias-calçadas distinguem-se pelas “luzes de aterragem” (dois pequenos pontos brancos voltados para a frente de ambos os lados do pescoço).
Abundância e calendário:
A águia-calçada é uma espécie estival que pode ser vista em Portugal principalmente de Março a Setembro. Distribui-se de norte a sul do país e, sendo uma ave florestal, ocorre principalmente neste tipo de habitat, com preferência pelas manchas mais extensas de sobro e azinho. É assim bastante frequente no Alentejo, no Ribatejo e na Beira interior, ocorrendo igualmente, mas em menor número, no nordeste transmontano. Quando em migração, surge com alguma regularidade junto à costa, nomeadamente no Algarve.

Sem comentários:

Enviar um comentário